8 de novembro de 2012

Inov C16 - DST SGPS - EUA - João Wang de Abreu


Dentro das energias renováveis a energia solar é uma das maiores apostas da DST, sendo os Estados Unidos da América uma das frentes de actuação, recorrendo a painéis fotovoltaicos Made In Portugal e utilizando competências técnicas nacionais, adquiridas ao longo de mais de 500 projectos realizados.

É neste contexto que um jovem engenheiro do ambiente, ex Deloitte, se enquadra perante o desafio de recorrer às mais-valias e ao melhor que Portugal tem, através do seu ensino sólido em engenharia e às soft skills que fazem parte de todos os lusitanos.

De facto, há muito a dizer sobre diferenças culturais e organizacionais ao nível de métodos de trabalho, cultura empresarial e forma de olhar para os negócios através do ponto de vista americano.

Horários, maneiras de negociar, estilos de vida, valores, cidadania, conceito de sucesso e de felicidade são aspectos que, ao lidar com eles, fazem com que aprendamos todos os dias. A verdade é que todos os europeus deveriam, ao longo das suas carreiras, contactar com esta cultura.

De início é normal haver diversos preconceitos em relação à América, face às notícias, filmes e documentários que atravessam o Oceano Atlântico.

A verdade é que, após o difícil custo de entrada nesta sociedade (diria 1 mês de adaptação) e passado o primeiro choque cultural e idealístico, começamos a compreender o porquê daquilo que vemos no dia-a-dia e vamo-nos adaptado ao estilo de vida americano. Como dizia Pessoa, referindo-se à americana Coca-cola “primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Aos poucos vamos absorvendo e sendo absorvido por esta panóplia de diversidade e riqueza cultural, aprendendo com o melhor que cada cultura tem para nos oferecer.

As principais diferenças entre a realidade nacional e a americana estão, provavelmente, ligadas a conceitos como eficiência, pragmatismo e ao facto de se ir directo ao assunto, sem rodeios e chicos espertismos. A este nível, a forma como se encara os negócios e formas de trabalhar fazem com que as coisas realmente funcionem e aconteçam.

A massa cinzenta nacional é cada vez mais reconhecida a nível internacional, e temos qualidades únicas quando comparados com outros países, ao nível da adaptabilidade, versatilidade, aptidão para línguas e pensamento out of the box. A junção destas características com o melhor da sociedade americana potencia as qualidades chave para o sucesso de uma equipa de trabalho e, por sua vez, das empresas que acolheram cerca de 30 inovs nas terras do tio Sam, em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário